Existe no linux um comando muito interessante que lista os últimos comandos digitados, já me disseram que são os últimos 1000 comandos, disseram também que um número x de bytes é armazenado, mas enfim, digitando history, o linux lhe entrega uma enorme lista das últimas coisas digitadas. É muito interessante e pode ser muito útil. Exemplo:
Esses dias estava eu configurando as regras de um firewall e não estava obtendo o resultado esperado, como as regras do iptables são uma coisa carregada em memória com base em diretivas pré-definidas e não em um arquivo texto, um colega me sugeriu que digitasse a seguinte linha para ver as regras vigentes:
iptables -n -v -L
Dae lembrei que teria de colocar isso aqui no blog tanto para que outras pessoas pudessem ler qto para que eu possa consultar no futuro quando já tiver esquecido. Mas, e o que foi mesmo que digitei?
Foi ae que usei o history:
history |grep iptables
Recebi o seguinte resultado:
iptables -n -v -L > /tmp/iptables ;gedit /tmp/iptables
Essa foi a linha que eu digitei para jogar as regras vigentes do iptables em um arquivo de texto que eu não precisaria apagar depois(/tmp) e abrí-lo no editor de textos gedit, visto que nesse pc do firewall eu possuía modo gráfico.
Caro Tiago, na verdade a lista comporta apenas os últimos qunhentos registros. E o melhor não precisas digitar nada, basta apertar a seta direcional para cima ou para baixo que irás rememorar todos os comandos digitados.
ResponderExcluir