sábado, 3 de janeiro de 2009

VGA [SiS] 771/671 no ubuntu 8.10

Recebi essa tarde o email, de um amigo que sabia do meu drama com a placa de vídeo, indicando um artigo publicado no vivaolinux de um usuário que encontrou um .deb que resolve o problema dos proprietários dessa vga e usuários do ubuntu. Só testei no intrepid, funcionou.

Procedimento:
  1. remova qualquer menção a drivers no xorg.conf com: sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg
  2. baixe e instale o driver
  3. abra o xorg.conf com gksu gedit /etc/X11/xorg.conf e insira a linha Driver "sis671" dentro de Section "Device"
  4. reinicie o X, fechando a seção ou com Ctrl+Alt+Backspace


Eis os links:

Driver:
http://www.4shared.com/file/77093938/ab1a9803/xserver-video-sis671_ubuntu810-1_i386.html


Artigo original:
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Driver-de-video-SiS-no-Ubuntu-Intrepid-Linux

17 comentários:

  1. E funciona no openSUSE 11.1!!

    Baixa o pacote, rpm -r xserver....

    rpm -ivh xserver....

    Troca no xorg.conf o Driver para sis671 ao invés de fbdev.

    ResponderExcluir
  2. Olá Tiago, faz mais de 1 mês que viajo pela web atras de solucao sobre a configuracao dessa placa de video 771/671 que vem em notebooks atualmente.
    Tenho um CCE tbm, com essa placa, tentei varias formas de configurar, modificando o xorg.conf, acatei a sua resolucao e achei bacana, lá no SISTEMA, RESOLUCAO DE VIDEO apareceu as resolucoes. ta funfando bacana, mais da um erro em tela, nao erro, se maximizo uma tela dentro de outra ela nao preenche toda, fica toda maximizada mas o grafico fica distorcido como se fosse ero do video em 50% da tela..
    Mais creio que deve ser por causa do wine, pois o erro ate agora so vi nele, quando vou jogar pokerstars.net e tento maximizar o jogo de cartas, que fica so pea metade, e a outra metade da tela fica distorcido...se tiveres alguma solução agradeço...gostei de sua dica, e permaneco com seu driver instalado e funfando. vlw

    ResponderExcluir
  3. desculpa, essa mensagem de "paty" é minha ok, era que estava gravado aki no meu pc o perfil dela e acabei enviando com o nome dela....kkkkkkkkk....abracos

    ResponderExcluir
  4. procurei mto no google sobre a resolução do cce win, valeu!

    ResponderExcluir
  5. Estou utilizando um laptop Durabrand M540, video SIS, 1G Ram, adquirido no Walmart.
    Demorei mas achei vossa ajuda, funcionou muito bem.
    Valeu pela simplicidade mas objetividade de vosso post.
    Obrigado pela cooperação.

    TarsoDutra
    tarsodutra@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Funciona no Arch Linux, ainda que com suas limitações. Embora ferre com meu framebuffer (uvesafb), foi o mais próximo que eu já cheguei de uma solução. Muito obrigado pelos links.

    ResponderExcluir
  7. Cara , muito obrigado , deu certo aqui e resolveu meu problema e pelo visto de muitos usuários! :D

    Continue assim e muito sucesso! Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Cara,
    Muito obrigado mesmo.
    Resolveu no meu CCE W55.
    Continue ajudando a galera =D
    Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  9. Usei esta dica no 8.10 e funcionou perfeito ... fiz o upgrade para o 9.04 e parou de funcionar... alguma dica ???

    ResponderExcluir
  10. Estou usando o ubuntu 9.04 e não está funcionando. alguém conseguiu?

    ResponderExcluir
  11. Coloquei a solução do 9.10 e 8.10 e o wifi para note cce no meu blog.
    http://naoeval.blogspot.com/2009/05/como-utilizar-o-wi-fi-do-laptop-cce-w55.html

    ResponderExcluir
  12. Serguindo...

    No meu note aki nao deu certo, ele fala q o modulo nao pode ser carregado e aparece uma telinha com oq eu gostaria de fazer...

    ai tem opcoes lah de reconfigurar graficos, sair pro console... etc...

    Oq vc sugere?
    Meu cce eh um J74

    ResponderExcluir
  13. Resolvido o problema. Tive apenas q instalar o pacote, nenhuma alteracao no xorg.conf foi feita, nem foi necessaria.

    Thanks

    ResponderExcluir
  14. Rapaz aqui no meu note n deu certo, nem para o 8.10 nem para o 9.04, voltei para o vesa e estou usando mas noto que ele é limitado, tem vez q inicio ele volta com a tela dividida na vertical, dai eu tenho q ir em resolução e colocar 1024x768, so que eu gosto mesmo é de uma maior, n sei o q fazer

    ResponderExcluir
  15. Poxa companheiros, estou tentando migrar para o linux mas não está nada fácil. Quando você consegue uma distro que vem com o drive de video, falta o de rede e vice - versa. Já testei ubuntu desde a versão 7.04 até a 9.04, linux educacional 2.0 e 3.0, openSuse e amdriva 2009, o único que não tive que me preocupar com os drivers. Fiquei feliz da vida e resolvi atualizar o sistema. Deu pau na instalação. Por outro lado o tio Bill lancou seven que mesmo na versão RC parece que já não apresenta os tão questionados bugs. Desse jeito, vai demorar bastante para o linux embalar no Brasil com usuários comuns.

    ResponderExcluir
  16. Testei no notebook CCE com Ubuntu 9.04 e o driver em http://ncc-1701a.homelinux.net/~linux-sis/downloads/xorg-driver-sis671_0.9_i386.deb e está funcionando perfeitamente. Obrigado!

    ResponderExcluir
  17. Que bom kra, eu já nem tenho mais esse equipamento. Fico feliz e triste de saber q a informação ainda é útil. Feliz pq passei um certo trabalho para conseguir fazer funcionar dentro dos padrões mínimos e triste pq ainda persiste a burocracia para os usuários linux que possuem esse hardware de vídeo.

    :/

    ResponderExcluir