terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Clonar endereço MAC no linux

Bom, tenho a tal da net-vírtua em casa, acho que eles gostariam que eu usasse só um computador, sei lá pq e sei lá o que eu deveria fazer para usar dois....pagar mais? Não...não eh o caso.

Como ainda não tenho um roteador, quando queria usar o note, desligava o modem para que ele reiniciasse, ligava o cabo de rede no note e ligava o modem denovo, uma beleza, funcionava. Não sei se os kras da net agora têm uma lista "estática" com os endereços físicos das placas de rede dos clientes, o que sei é que isso parou de funcionar.

Louco de raiva, fui para o desktop, pesquisei e encontrei uma maneira de definir o endereço físico da placa de rede, o que vai fazer a senhorita net pensar q estou no desktop, é assim:

Para(do verbo parar, sem acento...nunca vi, coisa ridícula) a placa de rede:

#ifconfig eth0 down

Define o endereço físico:

#ifconfig interface ether endereço físico

#ifconfig eth0 hw ether 00:1d:7d:fc:70:1a

#ifconfig eth0 up

Aqui tive que rodar um dhclient para ele pegar um ip, o nm-applet diz que não há conexão mas está tudo certo. Para navegar com o firefox tive que ir em arquivo e desmarcar a opção "modo offline" que estava marcada.

Funciona que é uma blz.

Espero pelo dia em que o acesso à internet seja público ou, no mínimo, por um preço justo. Até lá temos que fazer essas gambiarras para ludibriar esses mercenários. Já paguei, será que não posso navegar em qualquer um dos meus pcs? Q mer....

Nenhum comentário:

Postar um comentário